Câmara
e Senado promovem seminário sobre enfrentamento do câncer de mama
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal promovem na próxima quarta-feira (29) o seminário “Zero Mortes Evitáveis por Câncer de Mama: Acesso, Desafios e o Papel dos Três Poderes e da Sociedade Civil”, como parte do Outubro Rosa, mês símbolo da luta contra o câncer de mama e do colo do útero.
O seminário será realizado no Plenário 14 da Câmara dos Deputados, a partir das 15h30. Será discutida a alta taxa de mortalidade por câncer de mama e as barreiras de acesso ao tratamento no Brasil, com o objetivo de mobilizar a esfera política, técnica e a sociedade civil para uma ação integrada em prol da redução das mortes por câncer de mama.
Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) fixam como meta para 2030 a diminuição do risco de morte prematura de um terço para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que incluem os diversos tipos de câncer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer é responsável por cerca de 9 milhões de mortes anualmente, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares (17,9 milhões de mortes/ano), que é a principal causa de morte por DCNTs no mundo.
A abertura do seminário contará com a presença de importantes lideranças políticas femininas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal de Contas da União. Também está prevista a participação de representantes de instituições como Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Instituto Oncoguia, ONG Recomeçar, Instituto Natura, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), parceiras da Secretaria da Mulher da Câmara nas ações do Outubro Rosa.
Seminário
“Zero Mortes Evitáveis por Câncer de Mama: Acesso, Desafios e o
Papel dos Três Poderes e da Sociedade Civil”
Data: quarta-feira
(29), a partir das 15h30.
Local: Plenário 14 da Câmara dos Deputados
Fonte: camara.leg.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário