Muitas
empresas estão desenvolvendo tecnologias que combinam o poder dos
computadores com o cérebro humano. Conectando mentes a máquinas,
cientistas esperam influenciar os pensamentos por meio da
tecnologia. Embora o uso de implantes cerebrais possa oferecer
benefícios, como ajudar no controle da epilepsia, depressão e
doença de Parkinson, é fácil imaginar cenários mais preocupantes.
O controle mental pode não estar tão longe assim.
De certa forma, ele já está presente. Nossa mente funciona como um computador, embora muito mais sofisticado. O fluxo constante de informações a que somos expostos “programa” nossa mente, molda nossos pensamentos e orienta nossas ações. Quando nos deixamos absorver pelas mídias, a maneira de pensar do mundo começa a influenciar a nossa mentalidade e adotamos esse padrão de pensamento. É como se a mente de outras pessoas fosse implantada na nossa ou fundida na nossa.
Porém, assim como Jesus, devemos “permitir que o Espírito controle a [nossa] mente” (Romanos 8:6, NVT). “Ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus”, e isso é o oposto ao “espírito do mundo” (1Corítios 2:11, 12). Quem está influenciando a nossa forma de pensar? E o que estamos deixando entrar em nossa mente? Leia Filipenses 2:5. O que você acha que significa ter o “mesmo modo de pensar” de Cristo?
Podemos ajustar os pensamentos, mas não conseguimos transformar nosso coração. Só Deus faz isso. O Espírito Santo precisa realizar uma verdadeira cirurgia espiritual em nosso coração, utilizando a “espada do Espírito” (Efésios 6:17). Essa espada é a “palavra de Deus”, que “é viva e eficaz”, penetrando “até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4:12). Somente com o auxílio do Espírito podemos nos conhecer de verdade, pois o coração é enganoso por natureza (Jeremias 17:9). A palavra hebraica traduzida como “enganoso” (’aqov) descreve um terreno irregular que nos faz tropeçar; por extensão, refere-se a pensamentos confusos, tortuosos e distorcidos. Precisamos ser transformados pela “renovação da mente”, para “experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).
Fonte: mais.cpb.com.br/licao/unidade-por-meio-da-humildade-1o-trimestre-2026/#licaoTerca

Nenhum comentário:
Postar um comentário