5.07.2025

Iluminação exterior do Plenário 13 de Maio faz referência ao MAIO LARANJA

Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) está com a sua iluminação externa na cor laranja desde quinta-feira (01/05), em alusão ao Maio Laranja. A campanha busca conscientizar sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

O Maio Laranja é uma iniciativa que visa dar visibilidade ao assunto e tem a data 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil.

Segundo o diretor do Departamento de Administração da Alece, Manuel Jucá, a adoção da iluminação cênica na cor laranja, que vai permanecer até o final de maio, atende a pedido da Mesa Diretora da Casa, na perspectiva de reforçar a importância do envolvimento do Poder Legislativo na construção de uma sociedade mais acessível e acolhedora para todos.

É um tema delicado, que merece uma reflexão mais aprofundada, principalmente se levando em consideração que esse problema foi por muitas vezes ocultado pela sociedade. Com essa iniciativa, a Alece vai no caminho contrário, mostrando que o problema existe e que ela vai juntar forças com a sociedade no sentido de combatê-lo”, avalia o diretor.

Ainda de acordo com Manuel Jucá, em todos os meses a Alece vai contar com iluminações externas em cores diferentes, alusivas às diferentes campanhas de conscientização que o Legislativo estadual abraça. “A ideia é de que futuramente a iluminação contemple todo o prédio principal da Casa, e não apenas o Plenário 13 de Maio”, aponta.

PROTEÇÃO À INFÂNCIA NO ESTADO

No Estado do Ceará, funciona desde 2022 a Casa da Criança e do Adolescente, que é o primeiro equipamento do Brasil a reunir todo o Sistema de Justiça para o atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência, seguindo o estabelecido por Portaria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O local atua como uma rede integrada e humanizada, concentrando diferentes equipamentos de acolhimento, para agilizar o atendimento e auxiliar no rompimento do ciclo da violência. Disponibiliza espaço de escuta e depoimento especializados, garantindo a privacidade durante o atendimento e contribuindo para a não revitimização e responsabilização do agressor. O atendimento é feito por meio de equipes multidisciplinares especializadas. 

Qualquer conduta que exponha a criança ou o adolescente a crime violento contra membro de sua família ou de sua rede de apoio; ação que ofenda sua integridade ou saúde corporal; ou abuso sexual, por exemplo, podem ser direcionados ao equipamento.

Edição: Lusiana Freire 

Fonte: https://www.al.ce.gov.br/noticias/49334-iluminacao-exterior-do-plenario-13-de-maio-faz-referencia-ao-maio-laranja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Matemática da traição" de CID GOMES GERA ESPECULAÇÕES NOS BASTIDORES DA POLÍTICA CEARENSE

Senador disse que, na vida política, se enganou apenas com 5 pessoas, mas os dois mais recentes, preferiu não revelar Durante a coletiva e...