7.30.2025

SEM MIM NADA PODEIS FAZER

Em um dos canteiros centrais da Rua 24 de maio, no centro comercial de Camocim, está posta uma réplica da escultura “self made man”, que em tradução livre homem que se fez sozinho, da artista Bobbie Carlyle que representa um homem lapidando-se a si mesmo de uma pedra bruta. A escultura tem chamado a atenção das pessoas que passam pelo local e têm gerado algumas especulações sobre seu significado ou qual mensagem que a obra quer transmitir.

Parece que a escultura traz uma mensagem e reflexão positiva do homem, no sentido genérico, em busca de si mesmo; o homem que se faz sozinho da pedra bruta; o homem lapidando seu próprio caráter e o homem que por seus próprios esforços obtém sucesso profissional – exaltando uma das máximas do capitalismo, a meritocracia.

A escultura em questão é uma bela obra de arte bem trabalhada, bonita e que chama atenção pela criatividade da escultora. Entretanto, seu significado e mensagem são ilusórios, pois passa a ilusão de que o ser humano é seu próprio criador e é capaz de se refazer a si mesmo em qualquer tempo ou situação com seus esforços. No entanto, não é assim, no livro de Gênesis é afirmado que: “então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gênesis 2:7). Já São Paulo em seu discurso no Areópago em Atenas disse: “de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra” (Atos 17:26). E Jesus de Nazaré deixou bem claro: porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).

Portanto, o ser humano tem um Criador, logo é uma criatura, e ninguém chega a lugar algum unicamente por seus méritos próprios ou consegue lapidar sozinho seu próprio caráter, pois se assim fosse não haveria tanto mau-caratismo em nossa sociedade tão corrompida pelo egoísmo e pelo ódio tão disseminado entre as pessoas. Porém, fica para nosso crescimento e amadurecimento moral e espiritual as palavras de Cristo: “sem mim nada podeis fazer”.

Kaká Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fora de 'ÁREA VIP', movimentos sociais articulam COP DO POVO em BELÉM

Enquanto chefes de Estado debatem metas e acordos, movimentos sociais, indígenas e comunidades amazônicas preparam em Belém suas próprias ag...