8.30.2025

APROVEITE seu TEMPO

Imagine que você tenha uma conta corrente e cada manhã você acorde com um saldo de R$ 86.400,00, mas não é permitido transferir o saldo do dia para o dia seguinte.

Todas as noites o saldo será zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo. Que fará você? Gastará cada centavo, é claro! 

Todos nós somos clientes do banco de que estou falando: o tempo. 

Todas as manhãs são creditados 86.400 segundos para cada um. 

Todas as noites o saldo é debitado como perda. Não é permitido acumular o saldo. De manhã sua conta é reiniciada. 

À noite as sobras do dia se evaporam. Não há volta. Você precisa gastar no presente o seu depósito diário. 

Invista no que for melhor: na saúde, na felicidade, no sucesso! O relógio está correndo. Faça o melhor para o seu dia a dia. 

Para você perceber o valor de um ano, pergunte a um estudante que repetiu o ano. 

Para perceber o valor de um mês, pergunte a uma mãe que teve o bebê prematuramente. 

Para você perceber o valor de uma semana, pergunte a um editor de jornal. 

Para perceber o valor de uma hora, pergunte aos amantes que estão esperando para se encontrar. 

Sobre o valor de um minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu o avião. 

Para saber o valor de um segundo, pergunte a quem conseguiu evitar um acidente. 

Para perceber o valor de um milésimo de segundo, pergunte a quem ganhou medalha de prata numa olimpíada. 

Valorize cada momento! E valorize mais porque você deve dividi-lo com alguém suficientemente especial para gastar seu tempo junto com você. 

Lembre-se, o tempo não espera ninguém. 

Ontem é história. Amanhã é mistério. Hoje é dádiva. 

Por isso é chamado de presente!!!

Autor desconhecido

Fonte: https://esperancadoadvento.blogspot.com/2012/04/

8.29.2025

O SEGREDO

 Eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o objetivo de pôr Jesus à prova e Lhe perguntou: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Lucas 10:25

Rhonda Byrne tornou-se mundialmente conhecida, em 2006, ao lançar o filme e o livro O Segredo, que se transformaram em um verdadeiro movimento global. Sendo o primeiro de uma série de seis volumes, em poucos meses, O Segredo vendeu mais de 34 milhões de exemplares e foi traduzido para mais de 50 línguas. Um ano após o lançamento, Byrne foi considerada pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

O que havia nessas páginas para atrair tanta gente? O conteúdo é uma coletânea de histórias que revelam como, ao aplicarem o conhecimento do segredo, alguns venceram doenças, obtiveram riqueza, superaram obstáculos e alcançaram patamares inatingíveis.

Agora que se passaram mais de dez anos, muitos se deram conta de que o segredo não passa de uma ilusão. Apesar da importância do pensamento positivo na vida das pessoas, o que Byrne apresenta é apenas mais do mesmo: a repetição de clichês comuns a todos os livros de autoajuda, sugerindo que basta o poder da mente para atrair a felicidade plena.

Muitos querem o segredo do sucesso. Pagam caro por palestras que prometem revelá-lo. Compram livros, fazem cursos, imitam os gestos e a roupa do palestrante motivacional. Eles querem achar o ponto na curva do crescimento.

Entretanto, como disse o amigo Rodrigo Bertotti, “eles não querem ouvir o básico”. O básico não atrai porque é comum e, às vezes, óbvio. Como você estuda? Como consegue se manter em forma? Qual é o segredo de sua comunhão com Deus? Pessoas que fazem perguntas assim não esperam como resposta “eu leio, eu malho, eu oro diariamente”. Em geral, esperam uma resposta mágica que sirva de atalho para o sucesso. Fazer o óbvio não tem graça.

Fujamos das soluções “mágicas” que pretendem driblar a realidade. Atalhos podem tornar o caminho perigoso. É melhor seguir pela estrada normal. As dificuldades não serão vencidas por autoajuda, mas, sim, pela ajuda que vem do alto. Esse é o verdadeiro segredo da vitória.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-segredo/

8.28.2025

The Economist diz que JULGAMENTO DE BOLSONARO É "LIÇÃO DE DEMOCRACIA"

Revista britânica traz o ex-presidente na capa e detalhes sobre ação

A revista britânica The Economist, que chegou às bancas nesta quinta-feira (28), dá destaque em sua capa ao julgamento que começa na próxima semana e pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista ocorrida para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. 

Bolsonaro ilustra a capa com o rosto pintado de verde e amarelo e um chapéu viking de pele de animal, em uma referência a um dos invasores do Capitólio nos Estados Unidos. No episódio, em janeiro de 2021,  apoiadores de Donald Trump tentaram impedir uma sessão do Congresso para validar a eleição de Joe Biden. Um dos homens usava chapéu semelhante, com o rosto pintado com as cores da bandeira norte-americana, e se tornou um símbolo do movimento. 

Com o título “O que o Brasil pode ensinar à América”, a reportagem detalha o julgamento e afirma que o Brasil “dá um exemplo de maturidade democrática aos Estados Unidos”, que, segundo a revista, está se tornando “mais corrupto, protecionista e autoritário”.  

RELEMBRE O CASO

ação penal 2668 tem como alvo o núcleo 1 da trama, também chamado núcleo “crucial”, grupo formado pelo que seriam as principais cabeças do complô.  

Pela denúncia do procurador-geral da República, Paulo Gonet, elaborada com base nas investigações da Polícia Federal (PF), Bolsonaro foi o líder de uma trama golpista que tinha como objetivo mantê-lo no poder mesmo com derrota na tentativa de reeleição, em 2022.  

Segundo a denúncia, o plano começou a ser colocado em prática em meados de 2021, quando Bolsonaro orientou o alto escalão de seu governo a atacar o sistema eletrônico de votação, de modo a desacreditar o processo eleitoral e criar o clima social propício a uma ruptura democrática.  

Ainda segundo Gonet, a tentativa de golpe culminou com o 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro que não aceitavam o resultado das eleições invadiram e depredaram amplamente as sedes dos Três Poderes, em Brasília.  

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enfatizou que tais planos chegaram a prever, inclusive, o sequestro e assassinato de autoridades ainda em 2022, entre as quais o ministro do STF Alexandre de Moraes, o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice eleito, Geraldo Alckmin.  

Todos os advogados pediram a absolvição das acusações. 

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

8.27.2025

Lula assina decreto da TV 3.0 ; NOVO SISTEMA DEVE COMEÇAR EM 2026

Modelo vai mudar a forma como o brasileiro assiste TV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto de implementação da TV 3.0, considerada a nova geração da tecnologia de televisão aberta e gratuita brasileira. O evento contou com a presença e o apoio de representantes das principais emissoras de televisão aberta do país.

Em breve discurso, o presidente disse que esta é uma demanda importante de sua equipe de comunicação. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, afirmou que a TV 3.0 é também uma questão de soberania nacional – o Brasil será o primeiro país das Américas a implantar a nova tecnologia. 

Esse decreto representa o que vai ser a nossa visão de futuro sobre a agenda digital e tecnológica, com abertura, cooperação e soberania. Aliás, a soberania hoje é um grande tema que une todo o país. Não só a soberania, mas soberania digital. Tudo tem a ver com a TV digital que está sendo implementada agora”, disse o ministro.

A expectativa do governo, segundo ele, é de que a TV 3.0 entre no ar em junho de 2026, a tempo da próxima Copa do Mundo. Os representantes de associações e entidades que representam o setor, destacaram em seus discursos que o atual modelo em vigor, o da TV Digital, também foi implantado pelo presidente Lula, no seu segundo governo. O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Basbaum, participou da cerimônia, representando a TV Brasil e o campo público neste novo modelo. 

Com o decreto, o presidente Lula garante a visibilidade da TV Brasil e de todo sistema público de comunicação dentro da nova TV digital 3.0. Também estará disponível para toda a sociedade o Canal Gov com informações sobre serviços públicos para todos os cidadãos”, afirmou o presidente da EBC. 

O executivo Raymundo Barros, diretor de Estratégia de Tecnologia da Globo e presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), destacou que a TV aberta completa 75 anos em 2025 e, agora, entra em definitivo na economia digital, reforçando o seu papel como “motor de transformação social”.  

A TV 3.0 representa mais do que uma evolução tecnológica. Ela simboliza a renovação de um compromisso histórico da radiodifusão com a informação, a cultura e a ética”, afirmou. 

O maior beneficiado disso é a sociedade brasileira, que ganhará uma experiência de muito mais qualidade, enquanto continua a ter acesso amplo e gratuito a conteúdos que informam, educam e emocionam”, complementou.

TELEVISÃO DO FUTURO

Considerada “a televisão do futuro”, a TV 3.0 vai integrar os serviços de internet (broadband) à habitual transmissão de sons e imagens (broadcast), possibilitando o uso de aplicativos que permitirão aos telespectadores interagir com parte da programação e até mesmo fazer compras diretamente de seu televisor, abrindo novas possibilidades de geração de receitas às emissoras.

Os novos aparelhos da TV 3.0 deverão vir de fábrica com a primeira tela apresentando um catálogo de canais de televisão abertos, o que não vem ocorrendo na interface atual das SmartTVs. Esse modelos que se conectam com a internet dão prioridade aos aplicativos de serviços de mídia sob demanda (OTT, na sigla em inglês). Com isso, os canais abertos acabam sem visibilidade, como destacou o ministro. 

Uma das principais inovações da TV 3.0 é justamente sua interface baseada em aplicativos, em que as emissoras terão condições técnicas de passar a oferecer, além do sinal aberto já transmitido em tempo real, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e outras possibilidades.

A migração deverá ser gradativa, começando pelas grandes cidades, como foi com a TV digital.

PADRÃO TÉCNICO

No ano passado, os membros do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), entidade responsável pela nova geração, recomendaram ao governo federal a adoção do sistema ATSC 3.0 (do inglês, Comitê de Sistema Avançado de Televisão) como padrão técnico para a evolução tecnológica da TV digital.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br 

8.26.2025

PASTOR é apontado como líder de grileiros em área de REFORMA AGRÁRIA no Pará

Um pastor da Assembleia de Deus de Mojuí dos Campos (PA) é apontado como um dos articuladores de um esquema de roubo de terras públicas — a grilagem — na gleba Pacoval, entre os municípios paraenses de Prainha, Uruará e Santarém.

Murilo Dias Pereira, o Pastor Murilo, é presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais do Assentamento Terra Prometida da Gleba Pacoval (ATPGLEPAC), uma entidade de fachada usada para a prática criminosa, segundo as investigações. Em 2016, Pereira foi candidato a vereador em Mojuí dos Campos.

Além da atuação religiosa e da breve experiência política, ele é um dos réus na ação de reintegração de posse movida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que denuncia a invasão da reserva legal de uma área coletiva, o Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Vila Nova.

Em visitas à área, funcionários do Incra, com suporte da Polícia Federal (PF), identificaram o esquema de grilagem. O relatório da investigação aponta sete responsáveis pelas invasões da reserva. O grupo, organizado pelo pastor, usa a associação rural na tentativa de legitimar a invasão das terras que deveriam ser protegidas.

O relatório ressalta que a presença de um líder de associação entre os principais invasores sugere que a entidade pode estar sendo usada para orquestrar ou dar suporte a essas ações.

Na prática, isso tem sido muito comum no Oeste do Pará”, alerta o procurador da república Vitor Vieira Alves, que assina a manifestação do Ministério Público. “Em geral, os grileiros cooptam, por diversos meios, um grupo de pessoas para invadir a reserva legal de assentamentos coletivos para permitir, posteriormente, a unificação dos lotes e a regularização fundiária em seu nome”, informa o procurador.

A decisão pela reintegração de posse, emitida em 12 de agosto, responde a um pedido do MPF, em caráter de urgência, e estabelece 30 dias para a retirada dos invasores da área.

A ordem foi proferida após a Justiça reconsiderar uma decisão anterior que havia negado o pedido de urgência. A mudança de entendimento ocorreu depois que o MPF recorreu da primeira decisão e apresentou uma nova manifestação com provas do agravamento do conflito na região, com episódios de violência, ameaças a lideranças e danos ambientais.

AMEAÇAS AO MEIO AMBIENTE E À VIDA

As investigações indicam que “há diversos ocupantes na área e intenso processo de ocupação ilegal, mediante sucessivas alienações irregulares, com caracterização de diferentes grupos que atuam de forma ilícita sobre o perímetro e indutores de conflitos”.

Outro homem apontado como réu no processo, Luiz Carlos Muniz, o Luizão, é acusado de ameaças, registradas pelos moradores do PAE em boletim de ocorrência. Ele é apontado pela Justiça como um dos líderes do grupo de invasores da área do assentamento.

Sempre vivemos nesse transtorno por causa do interesse de venda, de tirar de madeira, especulação comercial por parte dos gananciosos”, diz o agricultor Raimundo José Rodrigues dos Santos, morador da comunidade de Vila Nova.

O MPF alerta que a ocupação ilegal da área da reserva representa um risco não apenas ao patrimônio público e ao meio ambiente, mas também à segurança dos beneficiários da reforma agrária.

O agravamento progressivo do conflito fundiário constitui, por si só, fato novo juridicamente relevante, apto a ensejar a revisão da decisão anterior”, pontua o MPF na manifestação. “Nesse contexto, torna-se imperativa a intervenção judicial célere e eficaz, para interromper a escalada do conflito, resguardar a paz social e garantir a proteção dos assentados da reforma agrária e de defensores e defensoras de direitos humanos”, conclui.

A decisão judicial determina a expedição de mandado de reintegração de posse em favor do Incra e autoriza o auxílio de força policial, se necessário. Também foi fixada multa diária de R$ 5 mil para qualquer pessoa que impedir, por qualquer meio, o cumprimento da decisão. A multa será dobrada a cada ato de impedimento repetido, bem como para o caso de qualquer nova ocupação irregular.

A gleba Pacoval fica numa região conhecida como Chapadão, marcada pelo avanço do desmatamento, da pecuária e do plantio de grãos.

Brasil de Fato tentou contato com o Pastor Murilo, mas, até o momento, não houve retorno. O espaço segue aberto à manifestação.

Editado por: Maria Teresa Cruz

Fonte: brasildefato.com.br

8.25.2025

STF DECIDE QUE GUARDAS MUNICIPAIS NÃO TÊM DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL DO INSS

Prevaleceu entendimento de que a categoria não integra rol taxativo de carreiras com direito à aposentadoria especial. Os Ministros reafirmaram posição anterior da corte, mudanças na regra dependem da aprovação de projetos no Congresso Nacional.

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou pedido de equiparação dos guardas municipais aos demais agentes de segurança pública para fins de aposentadoria especial. Prevaleceu o entendimento de que, embora a categoria integre o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a Constituição Federal estabelece um rol taxativo de integrantes do sistema com direito à aposentadoria especial.

A questão foi discutida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1095, proposta pela Associação dos Guardas Municipais do Brasil (AGM Brasil).

No voto condutor do julgamento, o ministro Gilmar Mendes (relator) destacou que a Emenda Constitucional 103/2019 estabeleceu um rol taxativo de categorias de agentes de segurança com direito à aposentadoria especial, no qual os guardas municipais não estão incluídos.

Ficou vencido o voto do ministro Alexandre de Moraes, pois ele considera que o fato de o STF ter reconhecido que a atividade exercida pelos guardas municipais é essencial e de risco faz com que a categoria tenha direito à aposentadoria especial, de forma semelhante ao que é assegurado aos demais integrantes das forças civis de segurança pública.

Portanto, como o STF decidiu pela ADPF 1095, julgada na sessão plenária virtual encerrada em 8/8, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial do INSS a categoria não terá o direito ao benefício como pretendia até que projetos sejam votados em relação ao tema pelo Congresso.

8.23.2025

SE ALGUÉM TE PROCURA

 "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

Com frio… É porque você tem o cobertor.

Com alegria… É porque você tem o sorriso.

Com lágrimas… É porque você tem o lenço.

Com versos… É porque você tem a música.

Com dor… É porque você tem o curativo.

Com palavras… É porque você tem a audição.

Com fome… É porque você tem o alimento.

Com beijos… É porque você tem o mel.

Com dúvidas… É porque você tem o caminho.

Com orquestras… É porque você tem a festa.

Com desânimo… É porque você tem o estímulo.

Com fantasias… É porque você tem a realidade.

Com desespero… É porque você tem a Serenidade.

Com entusiasmo… É porque você tem o brilho.

Com segredos… É porque você tem a cumplicidade.

Com tumulto… É porque você tem a calma.

Com confiança… É porque você tem a força.

Com medo… É porque você tem o AMOR!!!

Ninguém chega até VOCÊ por acaso, Em "TUDO" há propósito...

Inclusive em você estar lendo aqui, agora.

Afinal… "você pode até não ser ninguém para este mundo,

mas é o mundo para alguém…

Fonte: https://esperancadoadvento.blogspot.com/2012/05/

8.22.2025

Sonhe ALTO

 José teve um sonho. Gênesis 37:5

O que fez com que um jovem pobre, agressivo, filho de pais separados e considerado o pior aluno da classe no ensino fundamental se tornasse o maior neurocirurgião pediátrico do mundo, o primeiro a ter sucesso ao separar gêmeos siameses que nasceram ligados pela cabeça, pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, ministro da nação mais poderosa do mundo e um dos grandes filantropos de sua nação? A resposta, o próprio Ben Carson estampou como título do seu livro: Sonhe Alto.

O verso de hoje declara que “José teve um sonho”. O fato de ele contar seus sonhos aos familiares, mesmo com a reação agressiva dos irmãos, pode demonstrar o interesse pessoal de José em se tornar o líder de sua família. Observe que ele se tornou líder na casa de Potifar, líder na prisão e líder de todo o Egito. José era um sonhador tanto pelos sonhos recebidos de Deus quanto por buscar transformar seus desejos em realidade.

Ben Carson nos ensinou a sonhar alto, pois os sonhos dão direcionamento para nossa vida. Eles precisam ser grandes o suficiente a ponto de fazer com que nos movimentemos na direção deles. Meu pai me dizia: “Sonhe alcançar as estrelas, e o mínimo que você alcançará será o topo das árvores; sonhe com o topo das árvores, e você não sairá do chão.” Sonhar com grandes conquistas é o primeiro passo para alcançá-las.

Seu sonho revela seu propósito de vida. O sonhador Martin Luther King Jr. declarou: “Se você ainda não achou uma causa pela qual valha a pena morrer, você ainda não achou a razão de viver.” Compreenda que identificar seu propósito de vida, e viver por ele, tornará sua vida mais gratificante e significativa, além de ajudá-lo a manter o foco e a motivação.

Por fim, os sonhos podem revelar a vontade de Deus para sua vida. Aparentemente, José era apenas um sonhador, mas Deus queria transformá-lo no líder da nação mais poderosa do mundo. Como Ben Carson, eu desafio você a sonhar alto e desejo que seu sonho se encontre com o sonho de Deus, pois assim certamente seu sonho será grande, sua vida terá propósito e fará o mundo melhor.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/sonhe-alto-3/

8.21.2025

Amorim critica exigências dos EUA e DEFENDE SOBERANIA BRASILEIRA em audiência na Câmara

Parlamentares divergiram sobre tarifaço e posição do Brasil em relação à Venezuela e à Faixa de Gaza

O embaixador Celso Amorim, assessor especial do presidente Lula para assuntos internacionais, disse aos deputados da Comissão de Relações Exteriores da Câmara que as exigências feitas pelo governo americano ao Brasil são “impossíveis”, o que torna a negociação difícil. Em outro momento, classificou a situação como um tipo de "violência".

Ele afirmou que o governo brasileiro até enviou respostas aos questionamentos feitos pela investigação da seção 301 num “esforço pelo diálogo”, mas não reconhece a jurisdição americana para este tipo de ação.

Na segunda-feira, o Brasil enviou respostas à investigação americana que questiona desde o comércio digital brasileiro até o desmatamento no país.

Amorim afirmou que a carta do presidente Donald Trump que trouxe o tarifaço “foge das práticas diplomáticas”, pois, logo no início, menciona questões de política interna, como o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“No dia em que o país permitir que uma autoridade estrangeira nomeie ou demita um ministro da sua Corte Suprema, pode esquecer. Não é mais país. A soberania do país é inegociável. A gente procurou negociar o que é possível negociar, mas o que se deduz é que receberam ordem de não negociar.”

Celso Amorim disse que ministros do governo têm buscado o diálogo com suas contrapartes nos Estados Unidos, mas informou que uma audiência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o secretário do Tesouro americano foi desmarcada, sem nova data.

Por outro lado, segundo ele, o presidente Lula aproveitou conversa por telefone, nesta quarta-feira (20), com o presidente francês, Emmanuel Macron, para defender a assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia. O objetivo é ter mais opções para os exportadores brasileiros.

O líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), disse que o presidente Lula deveria ligar diretamente para o presidente Donald Trump.

“Por que o Lula não pensa no Brasil e nos brasileiros? Todos sabemos que o Eduardo Bolsonaro está lá para falar dos abusos do Supremo Tribunal Federal. Mas logicamente que o governo usa milhões de reais de publicidade para querer imputar responsabilidade a um cara que está fazendo um trabalho muito importante.”

Amorim disse que conversas entre presidentes geralmente são preparadas para a conclusão de alguma negociação. Ou seja, as negociações não começam com elas.

Para o líder do PT, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), poucos deputados falaram sobre o tarifaço na audiência porque as pesquisas mostram que a maior parte da população é contrária às ações americanas.

“Porque os senhores estão envergonhados. Os senhores falaram de tudo: Hamas, Isreal, guerra da Ucrânia, mas não falam do que está acontecendo no Brasil. Porque os senhores estão traindo o país".

O deputado Claudio Cajado (PP-BA) disse que é preciso pensar nos interesses de empresas e trabalhadores brasileiros. “Agora se a gente ficar nesta dicotomia como estamos assistindo no Brasil há muito tempo, um lado contra o outro, o problema vai se manter sem solução para quem interessa que é o povo brasileiro e os empresários atingidos.”

VENEZUELA

O presidente da comissão, deputado Filipe Barros (PL-PR), voltou a condenar o governo pelo que ele chamou de atitude “tímida” contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

“O Brasil num primeiro momento exigiu que se mostrasse as atas das eleições, fazendo com que Maduro respondesse não só ao presidente Lula, mas também à Vossa Excelência. Depois, o tribunal supremo venezuelano declarou todas as atas sigilosas e o governo brasileiro o que fez? Absolutamente nada”

Amorim disse que o Brasil reconhece o Estado venezuelano, mas criticou a legitimidade das últimas eleições. Segundo ele, é preciso manter uma embaixada na Venezuela até porque existem vários interesses comerciais entre os dois países, além dos brasileiros que vivem lá e refugiados que vivem aqui.

Ele manifestou preocupação com as ações do governo americano de mandar uma frota militar para a região com o objetivo de combater o narcotráfico.

“Mas eu acho que a não intervenção é fundamental. É princípio basilar da política externa brasileira e nos preocupa a presença de barcos de guerra muito próximos da costa da Venezuela. O crime organizado deve ser combatido, mas com a cooperação dos países e não com intervenções unilaterais.”

GAZA

Questionado, o embaixador também disse que o Brasil tem condenado as ações de Israel na faixa de Gaza e é acompanhado por vários países. Ele lembrou que o Brasil reconhece o estado palestino desde 2010 e que agora vários países estão anunciando o reconhecimento como uma forma de promover a paz na região.

Segundo ele, a rejeição do antissemitismo, que é o ódio contra os judeus, não pode ser usada para o apoio imediato a qualquer governo israelense.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

8.20.2025

CURSOS DE MEDICINA com baixo desempenho PASSARÃO POR SUPERVISÃO

A partir de 2026, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) será aplicado no 4º e 6º ano dos cursos de medicina. Em caso de baixo desempenho, os cursos entrarão em supervisão do Ministério da Educação.

Atento à necessidade de melhoria da qualidade dos cursos de medicina e da formação de futuros profissionais, o Ministério da Educação (MEC) realiza o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) anualmente, a partir de 2025, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou uma série de medidas para supervisão estratégica nos cursos de medicina que tiverem baixo desempenho no Enamed, visitas de avaliação in loco nas instituições de ensino em 2026 e atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de medicina. As ações foram apresentadas na terça-feira (19), em encontro com jornalistas, realizado na sede do MEC, em Brasília (DF), com participação do presidente do Inep, Manuel Palácios, e do presidente da Ebserh, Arthur Chioro.  

O fato é que nós vamos fazer uma fiscalização, uma supervisão rigorosa dos cursos de medicina neste país, para garantir a qualidade desses cursos”, pontuou o ministro da Educação, Camilo Santana. “Nós estamos tratando da formação de profissionais que cuidam da vida das pessoas e dos brasileiros. Por isso, queremos garantir qualidade e excelência na formação de médicos. Esse é o objetivo de todas as ações que nós estamos tomando aqui, conjuntamente com o Ministério da Saúde".

Alexandre Padilha destacou que este é o melhor momento da relação entre os ministérios da Educação e da Saúde e que apoiará o MEC no que for preciso para a melhoria da formação médica. “Nós estamos muito animados com as medidas que estão sendo anunciadas pelo MEC. Vamos estar juntos para garantir que elas aconteçam e apoiar no que for preciso”, afirmou. 

O MEC atua em várias frentes para assegurar a qualidade da formação médica, diante da expansão do número de faculdades no país. O Enamed avalia os cursos de graduação em medicina a partir do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova unifica as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação do Enade e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare) para os cursos de medicina.

A partir deste ano, com a aplicação do Enamed, em 19 de outubro, todas as medidas serão utilizadas para a supervisão do MEC, a partir do primeiro semestre de 2026. Queremos ser criteriosos para todos os cursos de medicina ofertados, hoje, no nosso país”, explicou Santana. 

Os resultados do Enamed serão divulgados em dezembro de 2025 e vão subsidiar ações de regulação e supervisão da qualidade, financiamento e indução dos cursos. A participação no exame é obrigatória para os estudantes concluintes dos cursos de graduação em medicina (6º ano) inscritos no Enade e é componente curricular dos cursos de graduação.  

A partir de 2026, o exame será aplicado anualmente para o 4º e o 6º ano (pré-internato), para acompanhamento sistemático da formação médica. A prova antes do internato permite correções, além de garantir mais qualidade na formação e segurança para a população. A nota dos estudantes do 4º ano no Enamed valerá 20% da nota do Enare. Os resultados insatisfatórios no exame poderão acarretar medidas de supervisão estratégica dos cursos. 

O ministro da Educação ainda lembrou que houve um aumento expressivo dos cursos de medicina entre 2017 e 2022 e que as ações do MEC são para que esses cursos sejam bem supervisionados e bem avaliados. “A partir da avaliação da qualidade da formação desses profissionais, nós vamos tomar as medidas necessárias, desde penalidades cautelares até a necessidade de fechamento de cursos de medicina do Brasil que não atenderem aos objetivos ou à qualidade da formação dos profissionais da saúde”. 

Fonte:https://www.gov.br/mec/pt-br

8.19.2025

BRASIL fecha Grand Prix de JUDÔ PARALÍMPICO da IBSA com TÍTULO GERAL

Seleção conquistou dez medalhas no segundo dia de competições

O Brasil conquistou o título geral do Grand Prix de judô paralímpico da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos, em inglês) disputado em Gizé (Egito) ao garantir dez medalhas (oito ouros e duas pratas) nesta terça-feira (19), o segundo dia do evento esportivo.

Desta forma, a seleção brasileira chegou ao total de 12 conquistas, considerando as duas medalhas obtidas na última segunda: o ouro da paulista Lúcia Araújo na categoria até 60 quilos para atletas J2 (baixa visão) e o bronze da fluminense Maria Núbea Lins na mesma disputa.

Nesta terça o Brasil alcançou o ouro com Alana Maldonado (até 70 quilos J2), Arthur Cavalcante (até 95 quilos J1), Brenda Freitas (até 70 quilos J1), Felipe Amorim (acima de 95 quilos J2), Larissa Silva (até 60 quilos J1), Millena Freitas (acima de 70 quilos J1), Rebeca Silva (acima de 70 quilos J2) e Wilians Araújo (acima de 95 quilos J1).

Já as pratas foram conquistadas por Marcelo Casanova (até 95 quilos J2) e Meg Emmerich (acima de 70 quilos J2).

GRAND PRIX

Todas as etapas do Grand Prix da IBSA valem pontos para o ranking mundial, principal critério de seleção para os Jogos Paralímpicos de 2028, que serão disputados em Los Angeles (Estados Unidos).

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

8.18.2025

AUMENTO DO NÚMERO DE DEPUTADOS perde força no Senado

Proposta havia sido aprovada pelo placar mínimo por senadores

Um recuo na bancada do PT tirou a maioria apertada no Senado a favor do aumento do número de deputados federais, o que anula a possibilidade de derrubada do veto do presidente Lula ao projeto, a menos que haja uma reviravolta em outros partidos.

Os senadores do PT foram decisivos para a aprovação das 18 novas vagas, passando o total de cadeiras da Câmara de 513 para 531, mas não pretendem se colocar contra uma decisão de seu maior líder político.
O Congresso aprovou em junho o aumento no número de deputados como forma de driblar a redistribuição das cadeiras proporcionalmente à população brasileira computada pelo Censo de 2022. A mudança faria sete estados ganharem vagas na Câmara e outros sete perderem.

O aumento serviria para contemplar os estados que têm direito a mais cadeiras sem tirar vagas de outros, reduzindo a chance de deputados atualmente com mandato não conseguirem se reeleger nas eleições do ano que vem.

A medida é rejeitada por 76% da população, de acordo com pesquisa Datafolha.

PLACAR MÍNIMO

A proposta foi aprovada com alguma folga na Câmara, mas passou no Senado pelo placar mínimo para esse tipo de projeto. Teve 41 votos favoráveis de senadores e só chegou a esse número porque o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), trabalhou pela aprovação.

Lula, porém, vetou a medida, contrariando pedidos de sua articulação política, que temia retaliação por parte, principalmente, da Câmara dos Deputados.

O Congresso tem a prerrogativa de rejeitar o veto do presidente da República e fazer a proposta entrar em vigor. Mas, para isso, precisa de 257 votos na Câmara e 41 no Senado. Se esses números não forem atingidos em qualquer uma das Casas, o veto de Lula prevalece.

Os senadores petistas deram 5 dos 41 votos favoráveis à proposta durante a deliberação no Senado. Sem esse apoio, seriam 36 os integrantes da Casa favoráveis ao aumento do número de deputados, número insuficiente para rejeitar o veto.

Naquele momento [da votação] não havia uma posição do governo contra. Agora, se vier, a gente vai votar pela manutenção do veto. A bancada do PT vai votar pela manutenção do veto”, disse o senador Rogério Carvalho (PT-SE), um dos favoráveis ao aumento no número de deputados em junho.

Carvalho é líder do PT na Casa, mas se afastou temporariamente do posto para assumir a liderança do governo de forma interina.

Vamos orientar a favor da manutenção do veto do presidente Lula”, disse o líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), que, em junho, também apoiou a majoração das cadeiras da Câmara.

Outros dois senadores petistas, ouvidos reservadamente pela reportagem, afirmaram ser impossível a bancada se colocar contra um veto de Lula.

Em junho, 7 dos 81 senadores não participaram da deliberação. Com o recuo do PT, precisaria haver uma adesão substantiva desse grupo para que o veto de Lula seja derrubado.

PRAZO DO STF

Em 2023, o STF (Supremo Tribunal Federal) deu até 30 de julho de 2025 para o Congresso adequar o número de deputados federais à população de cada estado. A corte também definiu que, se nada for feito, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinará até 1º de outubro deste ano a distribuição. A decisão foi tomada em uma ação movida pelo estado do Pará.

Setores do Congresso Nacional têm defendido não deliberar sobre o veto de Lula até 4 de outubro. Por essa leitura, o TSE não poderia redistribuir as vagas dos deputados a tempo de a mudança valer na eleição de 2026, já que esse tipo de alteração precisa ser feita com ao menos um ano de antecedência da votação.

A ideia, porém, não tem adesão entre senadores mais próximos ao projeto. Na avaliação desse grupo, não há nada que impeça a Justiça Eleitoral de redistribuir as vagas sem o veto ter sido votado, já que o STF determinou expressamente que o TSE precisa resolver o tema até 1º de outubro.

Fonte: iclnoticias.com.br

Fora de 'ÁREA VIP', movimentos sociais articulam COP DO POVO em BELÉM

Enquanto chefes de Estado debatem metas e acordos, movimentos sociais, indígenas e comunidades amazônicas preparam em Belém suas próprias ag...