6.15.2025

Daniel 2 e a interpretação HISTORICISTA

Uma das profecias mais poderosas de toda a Bíblia é Daniel 2. Escrevendo mais de 500 anos antes de Cristo, o profeta predisse a história mundial, começando em seu próprio tempo na Babilônia, e depois passando pela Média-Pérsia, Grécia, Roma e a divisão de Roma nas nações da Europa moderna como existem até hoje.

Na verdade, referindo-se às nações europeias, a profecia diz que “procurarão se misturar por meio de casamentos, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro” (Daniel 2:43). Essa profecia foi cumprida de maneira notável: apesar de todos os tipos de casamentos entre as pessoas dessas nações (de príncipes a plebeus), elas permanecem divididas.

Por exemplo, a monarquia britânica é chamada de Casa de Windsor, um belo nome tipicamente inglês. No entanto, esse termo é relativamente recente – originou-se em 1917. Antes disso, a família real britânica era chamada de Casa de Saxe-Coburgo-Gota, um nome claramente alemão, porque muitos da realeza britânica – tentando se misturar “por meio de casamentos” – eram parentes de sangue dos alemães. No entanto, esses laços de sangue não foram suficientes para mantê-los longe da guerra, e então, durante a Primeira Guerra Mundial, querendo se dissociar de seus odiados inimigos, eles mudaram o nome para Casa de Windsor.

Leia Daniel 2:31-45. Qual foi o sonho de Nabucodonosor e qual a interpretação dada por Daniel?

Todas as profecias de Daniel seguem o fundamento estabelecido no capítulo 2. O restante das profecias do livro, assim como Daniel 2, apresenta a sequência de um império mundial após o outro até que Deus estabeleça Seu reino eterno (ver Daniel 2:44; 7:13, 14). Em outras palavras, as profecias se cumprem ao longo da história em uma sequência ininterrupta de impérios, começando na época do profeta e terminando no futuro, com o reino eterno de Deus. Essa é a interpretação historicista das profecias, que se fundamenta no próprio texto bíblico. Esse entendimento é crucial para entender os eventos dos últimos dias, especialmente como são descritos no Apocalipse.

Como Daniel capítulo 2 mostra que Deus conhece o futuro e está no comando dele?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/precursores-dos-eventos-finais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO - TEMPO E TRABALHO

“ E assim Faraó, de coração endurecido, não deixou ir os filhos de Israel, como o Senhor tinha dito a Moisés” (Êxodo 9:35). Um fazendeir...