4.08.2025

Dieta baseada em vegetais pode dobrar chances de ter saúde na fase de envelhecimento.

Dietas ricas em vegetais podem dobrar as chances de chegar aos 70 anos sem doenças.

Um estudo recente com mais de 105 mil adultos sugere que a alimentação pode ser um fator determinante para um envelhecimento saudável. Pesquisadores das universidades de Harvard (EUA), Copenhague (Dinamarca) e Montreal (Canadá) acompanharam indivíduos de meia-idade ao longo de 30 anos e concluíram que dietas ricas em vegetais podem dobrar as chances de chegar aos 70 anos sem doenças crônicas graves e com boa saúde física, mental e cognitiva.

Dieta e longevidade saudável

A pesquisa analisou diferentes padrões alimentares e destacou que, embora não exista uma única dieta ideal para todos, alguns hábitos alimentares favorecem o envelhecimento saudável. As dietas que apresentaram melhores resultados eram baseadas em alimentos de origem vegetal, com consumo moderado de produtos saudáveis de origem animal e baixo consumo de ultraprocessados.

Os dados foram obtidos a partir do Estudo sobre a Saúde dos Enfermeiros e do Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde, e representam um dos primeiros levantamentos de larga escala a correlacionar padrões alimentares com um envelhecimento saudável. No entanto, os pesquisadores reconhecem uma limitação: a amostra inclui majoritariamente profissionais da saúde. Eles recomendam que novos estudos sejam conduzidos com populações mais diversas em termos de origem e nível socioeconômico.

Oito padrões alimentares analisados

Os participantes relataram periodicamente seus hábitos alimentares e foram avaliados com base em oito padrões dietéticos saudáveis:

• Índice de Alimentação Saudável Alternativa
• Índice Mediterrâneo Alternativo
• Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão (DASH)
• Intervenção Mediterrânea-DASH para Atraso Neurodegenerativo
• Dieta saudável baseada em vegetais
• Índice de Dieta de Saúde Planetária
• Padrão Empírico de Inflamação da Dieta
• Índice Alimentar Empírico para Hiperinsulinemia

Todas essas dietas priorizam o consumo de frutas, verduras, grãos integrais, gorduras insaturadas, castanhas e legumes. Algumas também incluem quantidades moderadas de peixes e laticínios saudáveis.

O impacto dos ultraprocessados

A pesquisa revelou que apenas 9,3% dos participantes (9.771 pessoas) envelheceram de forma saudável. A adesão a qualquer um dos padrões alimentares saudáveis aumentou as chances de envelhecimento saudável em diversos aspectos, como cognição, mobilidade e saúde mental.

Entre as dietas analisadas, a que teve o melhor desempenho foi o Índice de Alimentação Saudável Alternativa, criado para prevenir doenças crônicas. Os indivíduos que seguiram essa, tiveram 86% mais chances de envelhecer com saúde aos 70 anos e 2,2 vezes mais chances de alcançar os 75 anos com boa saúde. Essa alimentação é caracterizada pelo alto consumo de vegetais, grãos integrais, castanhas e gorduras saudáveis, além da redução de carnes vermelhas, bebidas açucaradas e alimentos processados.

Outro padrão alimentar associado ao envelhecimento saudável foi o Índice de Dieta de Saúde Planetária, que busca equilibrar saúde humana e sustentabilidade ambiental, priorizando alimentos de origem vegetal.

Por outro lado, o consumo frequente de alimentos ultraprocessados — especialmente carnes processadas e bebidas açucaradas, incluindo versões diet — foi ligado a menores chances de envelhecimento saudável.

Conclusão

Segundo Marta Guasch-Ferré, pesquisadora da Universidade de Copenhague e coautora do estudo, os resultados indicam que dietas ricas em vegetais e com moderação no consumo de alimentos saudáveis de origem animal podem promover um envelhecimento saudável.

Anne-Julie Tessier, autora principal da pesquisa e cientista da Universidade de Montreal, reforça que não existe uma única dieta ideal para todos, mas diversas opções saudáveis que podem ser adaptadas às necessidades e preferências individuais.

Fonte: https://iclnoticias.com.br/dieta-baseada-em-vegetais-pode-dobrar-chances/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO - TEMPO E TRABALHO

“ E assim Faraó, de coração endurecido, não deixou ir os filhos de Israel, como o Senhor tinha dito a Moisés” (Êxodo 9:35). Um fazendeir...